terça-feira, agosto 30, 2016

O Ensino e Treino do Futebol


"É ao nível da natureza dos constrangimentos da tarefa (dificuldade, obstáculo ou problema) e dos tipos de empenhamento do sujeito (atenção, esforço físico, compreensão/raciocínio) que as várias pedagogias diferem" (Courtay et al., 1990).

"As pedagogias tradicionais têm privilegiado: 
(1) a explicação associada à demonstração, em que o professor prescreve, a todo o momento, os procedimentos a respeitar para realizar a tarefa; 
(2) o condicionamento do meio, em que se pretende reduzir os ensaios e os erros.

Actualmente, os especialistas defendem a utilização duma pedagogia de situações-problema, a qual representa um prolongamento lógico dos modelos de acção motora inspirados nas ciências cognitivas e nos modelos sistémicos. Assim, pode dizer-se que se assiste a uma transição dos modelos analíticos para modelos sistémicos, no qual os pressupostos cognitivos do praticante e a equipa são elementos fundamentais.
Nesta linha, torna-se importante identificar os traços que constituem indicadores de qualidade neste grupo de desportos" (Rink et al., 1996):


Ao nível cognitivo

  • conhecimento declarativo e processual organizado e estruturado
  • processo de captação da informação eficiente
  • processo decisional rápido e preciso
  • rápido e preciso reconhecimento dos padrões de jogo (sinais pertinentes)
  • superior conhecimento táctico
  • elevada capacidade de antecipação dos eventos do jogo e das respostas do oponente
  • superior conhecimento das probabilidades situacionais (evolução do jogo)


Ao nível da execução motora

  • elevada taxa de sucesso na execução das técnicas durante o jogo
  • elevada consistência e adaptabilidade nos padrões de movimento
  • movimentos automatizados, executados com superior economia de esforço
  • superior capacidade de detecção dos erros e de correcção da execução

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